Planeta Tutorial
Planeta Tutorial

Ola Visitante, Seja bem vindo(a) ao Planeta Tutorial, esta-mos em construção em breve estaremos prontos para lhe atender e fornecer-lhe tutoriais e dicas diversas para você aprimorar os seus conhecimentos e passar para outros. esperamos que você goste de nosso conteudo e se torne um Membro para poder participar ainda mais de nossas atividades. Vale também ressaltar que, Para você ter acesso aos links por ai , é necessário ser registrado, então se registre .
Se já tem uma conta no forúm,
Logue-se .
Painel de Usuario

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
Menu
Redes Sociais
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Translate
Últimos assuntos
» Regras da Área de pedidos
Ter 28 Jun 2011 - 17:31 por Admin

» Efeito Glow
Seg 27 Jun 2011 - 17:39 por Admin

» Efeito Brilho Suave nas fotos
Seg 27 Jun 2011 - 17:33 por Admin

» Arte geométrica com Photoshop
Seg 27 Jun 2011 - 17:31 por Admin

» Efeito Varinha Mágica no Photoshop
Sab 25 Jun 2011 - 15:20 por konan

» Montagem multicolorida com tintas e efeitos diversos
Sab 25 Jun 2011 - 15:18 por konan

» Linhas luminescentes no Photoshop
Sab 25 Jun 2011 - 15:17 por konan

» Segredos sobre design de site
Sex 24 Jun 2011 - 23:00 por konan

» Hardware para iniciantes, parte 5
Sex 24 Jun 2011 - 22:41 por konan

Estatísticas
Temos 26 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de kaironborges

Os nossos membros postaram um total de 144 mensagens em 142 assuntos
Radio Jovem Pan
Relogio
Dezembro 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Visitou

Vetorizando Ponto a Ponto

Ir em baixo

Tutoriais Vetorizando Ponto a Ponto

Mensagem por konan em Qui 16 Jun 2011 - 21:58

Esse Tutorial é sobre vetorização c/ o uso de um dos mais populares editores gráficos que existe… o CorelDRAW.
O desenho escolhido para essa vetorização foi um personagem deVideoGame antigo. O Cool Spot. Um desenho bem simples. Vou mostrar um passo a passo minucioso, com bastante figuras, p/ que nenhum detalhe seja perdido. Apenas p/ os novatos entenderem melhor alguns comandos.
Vetorizar um desenho é muito importante pois, depois de vetorizados, podemos dimensionar, trocar cores e, principalmente, garantir a qualidade da impressão.
Segue o GIF do desenho escolhido.
Vamos vetorizar apenas o personagem.
Baixe aqui o arquivo já vetorizado e c/ os quadros do passo a passo p/ você entender melhor a vetorização. CLIQUE AQUI. O arquivo está no formato CDR (CorelDraw à partir da versão
As ferramentas utilizadas nessa vetorização:
- Ferramenta Seleção (Essa é básica)

- Ferramenta Zoom (Outra ferramenta básica)
- Ferramenta Bézier (A melhor p/ marcar os pontos)
- Ferramenta Forma (Muito importante p/ definirmos as curvas)
- Converter linha em curva (Deixa as linhas retas c/ opções p/ curva-las, quando preciso)


- Ferramenta Interseção (Muito útil). Nesse tutorial, vou mostrar um MACETE c/ essa ferramenta.Vamos ao Tutorial.
01) Abra o CorelDraw e importe o GIF. Após inserir a figura, salve e nomeie o arquivo. Novatos tem o péssimo hábito de fazer um trabalho e só salvar após concluir o serviço. Nada contra, mas se a máquina travar ou der uma queda de energia, vai ter que refazer todo o trabalho. Gosto nem de lembrar (risos).
02) Com a ferramenta Zoom ou apertando a letra (Z), faça uma aproximação do desenho. O zoom é muito importante p/ definir melhor onde serão colocados os pontos (nós).
03) Agora vamos a escolha dos pontos. Selecione a ferramenta bézier . É com ela que tudo começa.
04) Antes de começar a escolher os pontos, é importante a escolha de uma cor p/ o contorno. De preferência, uma cor bem viva e que não seja muito predominante no desenho. Nesse caso, vamos escolher o AMARELO (meu preferido p/ essa função). Na barra de ferramentas CORES, clique c/ o botão direito do mouse na cor AMARELO.
Nota: Quando abrir uma janelinha de confirmação p/ mudança de cor, clique em OK. À partir daí, todo o contorno que fizer no desenho, vai vir c/ a cor AMARELO padronizada. Não se preocupe, a escolha vai deixar o amarelo como padrão apenas nesse arquivo. O Padrão geral em qualquer outro arquivo criado vai continuar sendo o preto.
05) Uma regra básica. Quando vetorizamos qualquer desenho, é muito importante começar pelas partes maiores. Nesse caso, temos que marcar, ponto a ponto, o contorno geral do desenho (cor preto). Com a ferramenta bézier, vamos começar pela parte do corpo.
Nota: De início, foram dados 8 pontos à partir do lado esquerdo (braço) até o outro braço. Veja na seta branca onde simulei c/ algumas bolinhas em vermelho. É muito importante encurtar, o máximo possível, os pontos dados no desenho. Vamos continuar.
06) Depois de marcar cada ponto do contorno, vejam como ficou.
Nota: Ao todo, foram dados apenas 76 pontos até o fechamento completo do contorno no mesmo ponto de onde começou. Poderia até ser uma quantidade menor de pontos, mas já é o suficiente.
07) Agora que vai começar a brincadeira. Vamos começar a definir as curvas. Clique na ferramenta FORMA ou aperte F10.
08) A primeira coisa a fazer com a ferramenta forma, é transformar todos os traços em curva (não que vá curvar, obrigatoriamente, cada um dos traços). Com a ferramenta forma selecionada, clique em quaisquer dos pontos ou linhas feitas pela ferramenta Bézier e aperte Ctrl+A. Vai ver que todos os pontos vão ser selecionados simultaneamente. Agora, clique na opção converter linha em curva . Todas as linhas vão estar liberadas p/ serem curvadas. Mas não é obrigado curvar todas elas.

Nota: Acontece que, tem muitos iniciantes, até mesmo profissionais de longas datas, que utilizam essa ferramenta linha por linha quando precisam curva-las. Considero isso uma grande perda de tempo.
09) Agora é só começar a fazer as curvas nas linhas necessárias. Com a ferramenta FORMA selecionada, clique, segure a linha no centro dos 2 pontos e puxe p/ lado, como se tivesse formando uma barriguinha. Puxe até deixar como está na figura.
10) Na próxima linha, vamos fazer de uma outra maneira. Clique no centro da linha, segure e arraste até onde mostra a figura abaixo.
11) Como na figura abaixo, clique no ponto onde mostra a seta 1 e após aparecer os pontos imaginários, como mostra as setas 2 e 3, arrasteos até que o contorno cubra o limite do desenho.

12) Repitam os procedimentos de curva desmostrados acima em todas as outras linhas até que todo o contorno do desenho fique completo. É hora de salvar (Ctrl+S).
13) Agora é criar os pontos e fazer as curvas de todas as outras partes do desenho como: corpo (vermelho), Mãos (branco), botas (branco) e as formas restantes. Comecei pelo corpo e boca. O óculos já faz parte do preto.
Nota: Cada parte feita em um desenho no CorelDraw, entende-se como objetos. Até agora, fizemos 6 objetos. Para fazer a boca basta usar a ferramenta Círculo.
14) Agora, passamos a vetorizar as mãos, braços e vamos partir p/ bota. Após vetorizar o objeto que corresponde ao tênis e o círculo (ver figura abaixo), é preciso combinar os mesmos. Ative a Ferramenta Seleção e clique no objeto maior (bota). Agora, segure a tecla Shift e selecione o círculo. Vai ver na barra de Status que o programa selecionou “2 objetos em camada 1″. Depois de selecionados, clique na opção COMBINAR ou aperte o atalho Ctrl+L. Essa opção aparece na barra de propriedades quando a ferramenta seleção é ativada e os objetos selecionados. Como resultado da combinação, os 2 objetos tornaram-se um só. Se pintar esse objeto c/ qualquer cor, vai ver que o círculo vai se manter inalterado. Depois faça o círculo que corresponde ao vermelho. Não esqueça de salvar (Ctrl+S).

15) Vamos ao macete da vez. Conheceremos uma ferramenta muito útil nas vetorizações. Nunca ninguém me mostrou essa técnica, aprendi c/ o tempo, mas acredito que vários profissionais devem usa-la. Se você ainda não conhece, trate de aproveita-la. É muito útil.
A bota tem uma cor mais escura. Faça a vetorização como mostrado na figura abaixo.

Nota: O contorno azul representa a parte mais escura. Selecione a bota e esse contorno depois utilize a opção interseção . Agora apague o contorno que aqui está representado pelo azul. Agora termine a vetorização da outra bota.
Nota: No 2º tutorial tem um passo a passo c/ a ultilização de diversas ferramentas p/ ajudar a ganhar tempo nas vetorizações, confira.
16) Depois de contornar todo o desenho vem a parte mais divertida, COLORIR. Selecione todos os objetos desenhados e coloque ao lado do desenho original e mude a cor do contorno p/ o preto. Pode deixar em amarelo se preferir, mas ofusca um pouco a vista.
17) Clique em cada objeto e coloque uma cor igual ou parecida c/ o desenho original. Mas pode colorir a gosto. Todo o contorno (preto) vai ser colorido por último.
18) Agora, selecione o contorno maior e pinte de preto.
Suma c/ todos os contornos dos objetos. Selecione todos os objetos c/ a ferramenta seleção e clique c/ o botão direito do mouse na opção mostrada pela seta vermelha na figura abaixo.

19) Fim da vetorização. O que precisa agora é usar a ferramenta forma p/ melhorar alguns pontos e contornos. Como o desenho foi feito à partir de uma matriz em GIF, é normal não acertamos alguns pontos e contornos de primeira, só vamos notar isso após colorir todo o desenho
avatar
konan
Uplouder
Uplouder

Respeito às regras : Respeito as regras 100%

Mensagens : 59
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 26

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum