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Mensagem por konan em Qui 16 Jun 2011 - 22:01

Neste tutorial vou mostrar como fazer um objeto seguir o mouse usando o Action Script 3. Neste tutorial, você também vai aprender a converter qualquer objeto em um Movie Clip, como criar nome de instância, como aplicar brilho e muito mais! Vamos começar!


Exemplo (Clique em algum lugar e forma de círculo vai seguir o seu clique de mouse!):











Passo 1:


Crie um novo documento Flash. Pressione Ctrl + J no teclado (Document Properties) e defina a taxa de seu filme Flash 2 (FPS)8 e clique em OK.


Passo 2:


Selecione agora a ferramenta Oval (O) e desenhe uma forma de círculo, como é mostrado na imagem abaixo!


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Passo 3:


Com a forma de círculo ainda selecionada, pressione a tecla F8 (Converter em símbolo) para convertê-la em um Movie Clip Symbol.


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Passo 4:


Depois disso, vá para o Painel de Propriedades (Ctrl + F3) abaixo do palco! Em seguida, na guia Filtros selecione do lado esquerdo. Clique depois no ícone e selecione o filtro Glow. Faça os ajustes como segue:


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Passo 5:


Selecione a ferramenta Selection (V) e clique uma vez sobre o círculo (novo movie Clip feito) para selecioná-lo. Depois disso, com o novo Movie Clip ainda selecionado, vá ao Painel de Propriedades. No lado esquerdo, você encontrará o campo de entrada de nome de instância. Chame esse Movie Clip "circle_mc". Veja a imagem abaixo!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Passo 6:


De o nome da camada atual (layer 1) para "círculo". Para isso de um clique duplo sobre a (Layer 1). Digite o novo nome e aperte "Enter".


Passo 7:


É hora do código action script... Crie uma camada acima da camada "círculo" e dê o nome de "ação".


Passo 8:


Selecione agora o primeiro frame da camda açã e vá para o painel de Action Script (F9). Depois disso, digite esse código dentro do painel de ações:



import fl.transitions.Tween;
import fl.transitions.TweenEvent;
import fl.transitions.easing.*;

var xMovement:Tween;
var yMovement:Tween;


function Start():void {
stage.addEventListener(MouseEvent.CLICK, moveToClick);
}

function moveToClick(event:MouseEvent):void {

xMovement = new Tween(circle_mc, "x", Back.easeIn, circle_mc.x, mouseX, .7, true);
yMovement = new Tween(circle_mc, "y", Back.easeIn, circle_mc.y, mouseY, .7, true);
}

Start();


É isso aí!
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