Planeta Tutorial
Planeta Tutorial

Ola Visitante, Seja bem vindo(a) ao Planeta Tutorial, esta-mos em construção em breve estaremos prontos para lhe atender e fornecer-lhe tutoriais e dicas diversas para você aprimorar os seus conhecimentos e passar para outros. esperamos que você goste de nosso conteudo e se torne um Membro para poder participar ainda mais de nossas atividades. Vale também ressaltar que, Para você ter acesso aos links por ai , é necessário ser registrado, então se registre .
Se já tem uma conta no forúm,
Logue-se .
Painel de Usuario
http://planetatutorial.forumeiros.com/profile.forum?mode=viewprofile&u=-1Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
Menu
Redes Sociais
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Translate
Últimos assuntos
» Regras da Área de pedidos
Ter 28 Jun 2011 - 17:31 por Admin

» Efeito Glow
Seg 27 Jun 2011 - 17:39 por Admin

» Efeito Brilho Suave nas fotos
Seg 27 Jun 2011 - 17:33 por Admin

» Arte geométrica com Photoshop
Seg 27 Jun 2011 - 17:31 por Admin

» Efeito Varinha Mágica no Photoshop
Sab 25 Jun 2011 - 15:20 por konan

» Montagem multicolorida com tintas e efeitos diversos
Sab 25 Jun 2011 - 15:18 por konan

» Linhas luminescentes no Photoshop
Sab 25 Jun 2011 - 15:17 por konan

» Segredos sobre design de site
Sex 24 Jun 2011 - 23:00 por konan

» Hardware para iniciantes, parte 5
Sex 24 Jun 2011 - 22:41 por konan

Estatísticas
Temos 26 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de kaironborges

Os nossos membros postaram um total de 144 mensagens em 142 assuntos
Radio Jovem Pan
Relogio
Outubro 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Calendário Calendário

Visitou

Entendendo o funcionamento da memória Cache

Ir em baixo

Entendendo o funcionamento da memória Cache

Mensagem por Admin em Seg 6 Jun 2011 - 22:25

O que é memoria cache?

O cache é um recurso muito usado em diversas áreas, como no processador, HD, navegadores, entre outras. ele serve basicamente para agilizar o acesso aos dados.

Para entender o seu funcionamento vou fazer uma analogia, imagine que você trabalhe numa bancada, e frequentemente é preciso apertar um parafuso, mas a chave de fenda está num armário a 100 metros de distância, ou seja cada vez que você tenha que apertar um parafuso é preciso ir buscar a chave de fenda, e depois de usa-la colocar no lugar novamente, isso vai demorar bastante não?, mas sempre tem parafusos para apertar, então pra agilizar esse processo você coloca essa chave, em uma gaveta na sua mesa.

O cache seria como essa gaveta, agilizando o seu trabalho.

Um cache é um bloco de memória para o armazenamento temporário de dados que possuem uma grande probabilidade de serem utilizados novamente.

A seu uso é um pouco diferente em cada área de uso:

Nos processadores, a cache disponibiliza alguns dados já requisitados e outros a processar;

Nos Hds, ele é usado com uma extensão da memoria RAM, quando essa está lotada, os dados que foram usados a mais tempo são enviados para o HD, é por isso que quando se tem pouca memória, e se abre muita coisa, ao abrir uma pagina que está sem uso(a que foi aberta a mais tempo), ela demora para abrir, pois ela estava no HD que é infinitamente mais lento que a memoria.

Nos browsers, as páginas são guardadas localmente para evitar consultas constantes à rede (especialmente úteis quando se navega por páginas estáticas);

Nas redes de computadores, o acesso externo, ou a internet, se dá por meio de um software que compartilha a conexão ou link, software este também chamado de proxy, que tem por função rotear as requisições a IPs externos à rede que se encontra, Nestes proxyes temos ainda um cache , que na verdade é uma enorme lista de todos os sites que foram visitados pelos usuários dos computadores desta rede, fazendo com isto a mesma função que os caches presentes nos navegadores, ou browsers, só que com a atribuição de servir a toda a rede e com isso aumentar a taxa de acerto dos proxyes, minimizar o consumo do link e agilizar a navegação .

Nos servidores Web, também podem dispor caches configurados pelo administrador, que variam de tamanho conforme o número de page views que o servidor tem.

Mais Velocidade = Maior Preço

A memoria Cache é muito mais rápida, e por isso é muito mais cara que a memoria RAM, por isso ela vem em quantidades muito menores, na casa dos poucos MBs nos processadores mais modernos(em alguns casos KBs). E eles trabalham em varias velocidades, igual as memorias RAM. Nos casos dos processadores ele é muito mais rápido, do que nos HDS, por isso que em processadores se tem de L1 64kb enquanto em HDs se tem 8 ou 16 Mbs.

Cache L1 X Cache L2 nos processadores

Nos processadores existem dois tipo de cache L1 e L2 e em alguns casos a L3, antigamente a L1 vinha dentro do processador, e a L2 ficava fora, embutido na placa mãe, nos processadores atuais os dois estão dentro do processador, mas eles estão a distancias diferentes do núcleo do processador, e tem velocidades diferentes, usando a analogia anterior, a L1 seria colocar a chave em cima da mesa, e a L2 seria colocar ela, em um armário a 5 metros de distancia.

Alguns processadores vem até com um cache L3 que normalmente apresenta uma quantidade maior, mas segue a ideia, mais longe do núcleo, mas lentidão de acesso, mas ainda assim é mais rápido do que acessar a RAM

Finalizando

A memória cache é um dos itens a ser comparado ao comprar um processador ou HD, já que quanto mais houver, mais rápido será o acesso aos dados.

Mas fique ligado, pq alguns processadores não indicam o quanto tem L1 e L2.

exemplo: ele só fala que tem 2MB de cache, ou seja não fala quanto tem em cada L, vai que tenha 16KB de L1 e 2MB de L2, e outro processador tenha 64KB de L1 e 1MB de L2, esse será melhor.


avatar
Admin
Fundador
Fundador

Respeito às regras : Respeito as regras 100%

Mensagens : 65
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/05/2011

http://planetatutorial.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum